segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aula 6 - Segmentação

Significado de Segmentar: Reduzir a segmentos. Tirar um segmento de algo. Partir-se em segmentos, dividirse, parcelar-se. (segundo dicionário Aurélio)

Segmentar significa dividir. A segmentação de mercado trata da subdivisão dos clientes (e potenciais clientes) em grupos distintos


A segmentação de mercado é o processo utilizado para agrupar pessoas com desejos e necessidades semelhantes, possibilitando conhecer os principais destinos geográficos, tipos de transportes, o perfil do turista (...) e outros aspectos, que facilitam os atendimentos dos desejos dos turistas” (Ansarah , 2005)

Segmentar é atender as necessidades específicas de cada turista, segmentar assemelha-se a separar.

Você pode e deve segmentar tanto a demanda quanto a oferta, exemplo:

O que tenho para oferecer(oferta):

►Geografia
►Cultura
►Motivação
►Urbanização
►Gastronomia e etc.

A demanda turística:

►Idade
►Nível de renda
►Meio de transporte
►Tipo do grupo e etc.

A segmentação da demanda ela é feita por:

  1. Conforme a faixa etária
  2. Conforme o nível de renda
  3. Conforme o meio de transporte
  4. Conforme a duração
  5. Conforme o tipo de grupo

Por que Segmentar?

■ Turismo focado
■ Viagem ‘exclusiva’
■ Turismo ‘feito para mim’
■ Ter as minhas expectativas atingidas
■ Ter as minhas emoções atendidas
■ Ter os meus sonhos realizados
■ Viver ‘meu próprio turismo’
■ Viver minha própria experiência
■ Viver as ‘minhas histórias’
■Acreditar nas ‘minhas fantasias’
■ Economia de escala para as empresas turísticas;
■ Aumento da concorrência do mercado;
■ Criação de políticas de preços e de propaganda especializada;
■ Promoção e maior número de pesquisas científicas;

Os 11 tipos de turismo Segmentado do Brasil:

1. Ecoturismo
2. Turismo Cultural
3. Turismo de Estudos e Intercâmbio
4. Turismo de Esportes
5. Turismo de Pesca
6. Turismo Náutico
7. Turismo de Aventura
8. Turismo de Sol e Praia
9. Turismo de Negócios e Eventos
10. Turismo Rural
11. Turismo de Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário