quarta-feira, 9 de março de 2011

Aula 5 - Fundamentos do turismo e da hospitalidade.

Motivações, demanda e o público turístico

Oferta: é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra.
Demanda: é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar;

Segundo Mathieson e Wall a demanda turística é:
“Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles de trabalho e de residência habitual”.

Segundo Lage & Milone:
“Demanda turística: número de bens e serviços turísticos que as pessoas desejam e são capazes de consumir,por um determinado valor e em um determinado período de tempo”

Visitantes segundo a OMT em 1993:
“Indivíduo que se desloca a um lugar distinto de seu lugar habitual, por um período de tempo inferior a doze meses e cuja finalidade principal da viagem não seja efetuar uma atividade remunerada no local visitado”

Turistas: Visitantes temporários que permaneçam no destino pelo menos vinte e quatro horas;
Excursionistas: Visitantes temporários que permaneçam menos de vinte e quatro horas no destino (incluindo viajantes de cruzeiros marítimos);

Decisão de compra:

A. Fatores psicológicos
►A percepção (subjetiva, seletiva e ponderada);
► O aprendizado (experiências anteriores);
►A personalidade (características individuais);
►Os motivos (pensamentos próprios);
►As atitudes (predisposição individual)

B. Fatores pessoais
► Posição social (status)
►Necessidades (fisiológicas ou sociológicas)
►Expectativas (fantasias, imaginação)

C. Outros fatores
►O papel da família;
►Os grupos de referência;
► A cultura e a subcultura;
►Muitos outros...

Demanda turística pós-moderna:

=
Superespecialização e Supersegmentação

O que acarreta em:
Turistas mais experientes, mais conhecedores, mais bem informados, mais exigentes.

Oferta turística:
Recursos naturais +
Recursos culturais +
Serviços +
Equipamentos +
Outros = Produto turístico.

Significados dos produtos e novas motivações:

Experiências.
Valores.
Sentimentos.
Aprendizagens.
Imaginário.
Relações.

Beni quanto as motivações diz:
“São pensamentos próprios que dirigem o comportamento para determinadas metas. São as razões que levam a realizar uma viagem, os fatores pessoais que, do nosso interior, incitam à ação”.

Motivos físicos – Relaxamento na praia, participação em atividades desportivas, tratamento de saúde e outros;

Motivos culturais –O desejo de conhecer outros países: seus hábitos, costumes, cultura artística, música, arquitetura, história, folclore e outros;

Motivos interpessoais –O desejo de encontrar-se com outras pessoas, de visitar amigos ou familiares, de afastar-se da rotina do trabalho e outros;

Motivos de status ou de prestígio –O desejo de ser reconhecido, atendido, apreciado em sua reputação;

As viagens estão inicialmente relacionadas às necessidades, e que isto se manifesta em termos de desejos e impulsos;

A motivação é baseada em aspectos sociológicos ou psicológicos de normas, atitudes, cultura e percepção adquiridas,levando a formas de motivações específicas de cada pessoa;

Para um turista tomar a decisão de onde vai existe um processo de tomada de decisão da compra do produto turistico onde algumas características são fundamentais:

1. Necessidades ou desejos a satisfazer
2. Alternativas existentes para satisfazer as necessidades e desejos
3. Coleta de dados: custos, distâncias, características socioculturais dos centros receptores, situação políticas, etc.
4. Composição dos custos
5. Definição concreta do tipo de produto que deseja consumir
6. Previsão das conseqüências
7. Análise da relação custo-benefício
8. Decisão final
9. Consumo

"A magia do turismo" está em:

Tangibilizar o intangível
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Materializar o imaterial
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Palpiabilizar o impalpável
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